Se o vinho branco é apenas para peixes, se a rolha é melhor ou pior ... Como em tantas outras áreas, há muitas idéias sobre o vinho que, apesar de amplamente compartilhadas, não são inteiramente certas. Queres conhecê-las?
1 - Quanto mais velho o vinho, melhor
Não. São poucos os vinhos com a estrutura adequada para ganhar qualidade com o envelhecimento. O resto têm um tempo ideal de consumo, após o qual talvez te arrependerás de não ter bebido antes.
2 - Tinto para carnes, branco para peixes
E as meninas usam rosa e os meninos somente azul ... Não, embora o vinho tinto combina melhor com pratos mais fortes e o vinho branco com pratos leves, analisar e combinar sabores é a melhor forma de emparelhar comida e vinho.
3 - Espumante só para sobremesas
É costume usar o champanhe ou vinho espumante para brindar nas sobremesas. Mas isso não significa que são apenas para sobremesas. Na verdade, a pior coisa que podes fazer é comer sobremesas com uma cava brut, pois o doce poderá desfigurar suas propriedades.
4 - O vinho rosé é para as mulheres
Vinho rosé tem fama de ser um vinho fácil, que agrada a quem normalmente não gosta tanto de vinho, geralmente mulheres. Mas com base em quê? O vinho rosé é para quem gosta de vinho rosé, simplesmente. Além disso, na França, olimpo do vinho, sao elaborados fantásticos rosés, adorados por todos, independentemente do sexo.
5 - O vinho branco é servido frio, o tinto a temperatura ambiente
OK, mas se bebemos vinho tinto na Sibéria, este seria um granizado... Para evitar mal-entendidos, é melhor servir o vinho na temperatura indicada pelo seu fabricante. Uma pista? Os tinto envelhecidos geralmente são servidos a aproxidamente 18°C, os jovens a 16°C, os brancos entre 6°C e 8°C e os brancos envelhecidos entre 9°C e 12°C.
6 - Se a tampa é de rosca, o vinho é ruim
Somos criaturas de hábitos e estamos acostumados à rolha de cortiça, mas isso não significa muito menos que as tampas de rosca são ruins ou servem para tampar vinhos ruins. Pelo contrário: é um método que pode ser uma boa escolha para os vinhos jovens.
7 - Cheirar a rolha irá dizer se o vinho é ruim
A rolha cheira a... rolha! O que indica a qualidade de um vinho serão seus sentidos uma vez o prove o vinho. Qual a olhar para fora é que a cortiça é todo e, portanto, que nenhum pedaço dentro da garrafa.
8 - Um Rioja ou um Ribera del Duero nunca falham
Bem, isso pode ser tão verdadeiro ou tão falso como um vinho bom ou ruim. Um vinho com D.O. tem a garantia de ter sido produzido sob certas condições; isso não significa que o vinho será de qualidade excepcional ou simplesmente lhe agradará.
9 - Os amantes do vinho são esnobes
Hum... Se é assim, os fãs de futebol são esnobes, os amantes da arte esnobes... O vinho tem sua própria linguagem e códigos, mas não é esnobismo, é uma forma de expressar um conhecimento.
10 - Os vinhos brancos causar mais dor de cabeça
Há pessoas propensas a dores de cabeça depois de beber um copo de vinho, mas não é conhecida com certeza a causa ou se é porque é vinho branco ou tinto. Diz-se que pode ser adicionado por sulfitos, taninos ou por histamina, mas não há estudos conclusivos.
11 - A forma do copo não influencia
Se o vinho é ruim, é ruim, servido da maneira que for. Mas existem estudos recentes que mostram que a forma do copo tem influencia em como sentimos o cheiro e e o sabor do vinho. Um copo adequado nunca é um exagero.